12 setembro, 2009

MUSEU DO CÔA

Hoje acordámos cedo como tínhamos combinado e às 7:00h estávamos a sair de casa para uma longa (pensei eu...) caminhada a pé.
Já foi noticiado nos telejornais que brevemente o Museu do Côa vai ser inaugurado.
Como já há placas indicativas por toda a cidade, achámos que estaria na altura de ir ver de perto aquilo que se vê lá ao longe das traseiras cá de casa.
Como disse inicialmente pensávamos que íamos ter um longo caminho pela frente, e não é que o museu é logo ali!??? Isto é como quem diz, são cerca de 8 a 9 km (ida e volta), mas em estrada alcatroada, com umas subidas íngremes (óptimas no regresso). Caminhámos cerca de duas horas, ainda passámos por um circuito de manutençao que muito boa gente (como eu) desconhecerá a sua existência.
Ora voltando ao Museu, espero ter notícias para vos mostrar brevemente, uma vez que vai ser inaugurado e penso dizer-vos aqui o que achei do seu interior.
Do exterior falo-vos já agora! Os entendidos tiverem o cuidado de fazer um edifício moderno que se enquadra perfeitamente na paisagem. Os terrenos circundantes ainda não estão preparados mas já se vê canalização para rega de relvados e saídas de electricidade para iluminação. Tem um heliporto e uma vista lindíssima lá de cima: Os vinhedos, a ponte sobre o rio Côa, a velha ponte de caminho de ferro do Côa (desactivada há bastantes anos) onde o rio Côa tem a sua foz (daí o nome de Foz Côa (Vila Nova de)) encaminhado para o rio Douro.
E obviamente os dois rios: o Côa e o Douro que se confundem na paisagem como sendo um só...

7 comentários:

Kika Perez disse...

Amei tudo que vi, espero sua visita, http://baudeartes.blogspot.com, beijocas, Kika Perez.

Milla disse...

Obrigada por me seguir, saiba que me tornei seguidora do seu blog também.

Beijos

Milla

croche da carla disse...

Que coisa tão bonita deve ser lindo o nascer eo pôr do sol neste edificio ou estar ao pé dele agora nesta época que vem um pouquinho de frio e se estivermos enrolados num xaile quentinho!HUMMMM. Adoro seu espaço. Olhei para o seu tapete de trapilho e perguntu-me como seria fazer um de casa de banho para ficar em volta de um lavatório. Quando chegar a casa vou ver o que consigo fazer. Beijos grandes Carla Duarte

fiatricoecroche disse...

oi ana seu blog é muito bonito gostoso de ver adorei seus trabalhos de trico parabens ...bjssss

Eva Lima disse...

tem muito bom aspecto, vai merecer uma visita...

ccristiana disse...

olha eu e uns amigos andamos a agendar um fim de semana ai. estava a ver se via sítio onde ficar. por acaso não conheces casa para alugar pelo fim de semana? se souberes avisa-me para o mail.
ccristianacarvalho arroba gmail.com

bjo

tia Glória disse...

parece que é uma obra muito bem pensada.
Eu sou de perto daí e nunca tinha ouvido falar deste museu.
certamente será uma das minhas próximas visitas quando for de fim de semana