01 janeiro, 2007

Tradições

Posted by Picasa
Sabem que o Natal nestes últimos anos se transformou numa 'coisa' tão comercial que puxa o lado consumista de toda a gente!! Não gosto e fico muito triste porque o verdadeiro espírito de Natal se perdeu. Para mim o Natal é uma noite calma, depois do dia passado em família a preparar as iguarias tradicionais para a ceia, à meia noite vai-se à missa do galo.
No largo da igreja, nos dias anteriores amontoam-se troncos enormes de árvores com os quais se faz uma graaaande fogueira que se manterá acesa até ao ano novo. É uma tradição com séculos que se retomou quando eu era ainda bem pequenita.
Cantam-se cantigas antigas que só os mais velhos conhecem e grupos etnográficos estão a fazer recolha para recordação posterior. No finalzinho da noite quando toda a gente está recolhida no aconchego das suas casas, há uns 'malandros' que dão a volta à cidade e carregam todos os vasos de flores e plantas que há nos jardins, varandas, pátios, janelas ou onde quer que estejam. No dia seguinte, quando toda a gente vai à missa do dia de Natal vê o largo da igreja todo enfeitado!!!
Depois da missa toda a gente trata de identificar o que é seu e leva para casa. Chegaram a contar tantos vasos quantos os dias do ano (isto depois de os mais precavidos terem colocado muitos vasos dentro de casa!). Muros, portões fechados e varandas altas não são impedimento para nada! Tradições que não me desagradam de todo, prefiro-as às 'modernices' de grandes centros comerciais, muitas prendas, muitos brilhos, medir forças para ver quem gastou mais dinheiro... Desculpem mas apeteceu-me partilhar convosco o que temos por aqui (em Trás os Montes), pena não ter fotos.... Como veem, acho que tudo o que fizermos nós tem mais valor, prendas personalizadas feitas por nós, enfeites em casa. Gosto muito de fazer as coisas à minha maneira.
Aproveito e reitero os votos de um 2007 repleto de realizações.
Vamos aproveitar mais um ano, novinho em folha, e façamos dele tudo aquilo que nos dê mais prazer.

5 comentários:

nuvem cor de rosa disse...

nem imaginas como me soube bem ler este post :-)

mil bjnhos e um 2007 cheio de AMOR

Anónimo disse...

Olá Ana,concordo plenamente com o que vc escreveu.Sua cidade é muito bonita,meu pai e meus irmãos falam muito nela.Eles são de Aldeia Nova,Distrito da Guarda.Bjs.reginaceliaartesanatos@uol.com.br

Eva Lima disse...

Na aldeia dos meus pais tb se fazia isso. Fazia, talvez um dia se volte a fazer.
O consumismo desta época irrita-me cada vez mais.

Maria Cristina Amorim disse...

Amiga estou contigo, no que toca ao consumismo desta época.
A tradição dos vasos por aqui faz-se no dia de Sº joão.
Beijos, e um BOM ANO.

Anónimo disse...

Olá Ana,
Obrigada pela tua visita e comentário!
Vêjo que para além de gostar-mos de criar temos mais em comum... tb partilho da mesma opinião...
Enquanto te estava a ler, em relação aos costumes dos vasos, por pouco pensei que te referias a zona da Beira Interior, afinal é trás-os-montes...
O teu blog está recheadinho de arte. Vou ter de tirar alguns dias de férias pra ver o seu conteúdo...
Até depois, Ana.
Que tenhas um 2007 cheinho de alegrias e muita inspiração:))